A Faculdade ATAME tem por objetivo, em seus cursos de ensino superior, formar cidadãos e profissionais éticos, qualificados, compromissados com o seu desenvolvimento pessoal e profissional e com o crescimento socioeconômico do Distrito Federal e Entorno. Tem, ainda, os objetivos de:
Sendo assim, a Faculdade ATAME tem a qualidade como objetivo primordial em sua proposta para o ensino e tem por finalidade a construção de processo coletivo de articulação de ações voltadas para a formação competente do profissional que pretende formar. Neste sentido, torna-se imprescindível a interação da Faculdade com a comunidade e os segmentos organizados da sociedade civil, como expressão da qualidade social desejada para o cidadão a ser formado como profissional.
Além das atividades intrínsecas ao ensino de graduação e de formação profissional, a Faculdade ATAME tem por meta a ampliar os programas de pós-graduação, de iniciação científica e de extensão que promovam desenvolvimento socioeconômico sustentável do Distrito Federal.
Sendo assim, a Faculdade ATAME tem a qualidade como objetivo primordial em sua proposta para o ensino e tem por finalidade a construção de processo coletivo de articulação de ações voltadas para a formação competente do profissional que pretende formar. Neste sentido, torna-se imprescindível a interação da Faculdade com a comunidade e os segmentos organizados da sociedade civil, como expressão da qualidade social desejada para o cidadão a ser formado como profissional.
Além das atividades intrínsecas ao ensino de graduação e de formação profissional, a Faculdade ATAME tem por meta a ampliar os programas de pós-graduação, de iniciação científica e de extensão que promovam desenvolvimento socioeconômico sustentável do Distrito Federal.
Assim, visando construir um processo de ensino e aprendizagem coerente com os objetivos da Faculdade, define-se que os projetos pedagógicos dos cursos:
Assim, visando construir um processo de ensino e aprendizagem coerente com os objetivos da Faculdade, define-se que os projetos pedagógicos dos cursos:
Além disso, os princípios metodológicos, delineados nas diretrizes pedagógicas, estão consignados no projeto pedagógico do curso. E os processos acadêmicos deverão ser eficazes garantidos pela disponibilidade de recursos adequados.
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
As diretrizes pedagógicas da Faculdade ATAME são:
→ metodologias de ensino criativas e inovadoras que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na formação integral do educando e na sua formação para o trabalho, nas diversas carreiras de nível superior;
→ planos de ensino que propiciem a integração simultânea, entre teoria e prática, privilegiando a iniciação científica e as ações comunitárias;
→ o educando como centro do processo pedagógico, mediante a assistência e atendimento em todos os momentos de sua vida acadêmica, ao lado da oferta de ensino de qualidade;
→ sistema organizacional que respeite as individualidades e harmonize a convivência acadêmica, em todos os níveis e categorias;
→ integração do educando à comunidade social, por meio de programas e ações de iniciação científica e extensão, em parceria com organizações, empresas e instituições governamentais ou particulares que atuem no Distrito Federal e Entorno;
→ convênios interinstitucionais para viabilizar a troca de experiências e de informações entre a ganizações brasileiras e estrangeiras.comunidade acadêmica da Faculdade ATAME, a comunidade local e regional e organizações brasileiras e estrangeiras.
→ práticas docentes que desenvolvam toda a potencialidade de seus alunos, tornando-os criativos, competentes para resolver problemas e capazes de se ajustar facilmente às novas situações.
→ ações articuladas da Faculdade que busquem ampliar as perspectivas sociais do discente, promovendo seu desenvolvimento moral e cultural e seu senso de responsabilidade e compromisso com a sociedade.
→ participação dos alunos na avaliação dos trabalhos realizados, na discussão do currículo, visando o seu envolvimento no processo de aprendizagem de forma a ser significativo para ele.
Além disso, os princípios metodológicos, delineados nas diretrizes pedagógicas, estão consignados no projeto pedagógico do curso. E os processos acadêmicos deverão ser eficazes garantidos pela disponibilidade de recursos adequados.
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
As diretrizes pedagógicas da Faculdade ATAME são:
Como princípios pedagógicos da Faculdade ATAME as atividades de ensino, pesquisa e extensão devem priorizar:
Como princípios pedagógicos da Faculdade ATAME as atividades de ensino, pesquisa e extensão devem priorizar:
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
As inovações pedagógicas e a priorização de metodologias ativas de ensino aprendizagem integram os princípios norteadores da ação educativa da Faculdade ATAME.
Os cursos da Faculdade ATAME são desenvolvidos buscando uma reflexão constante sobre as inovações pedagógicas capazes de aprimorar o processo ensino e aprendizagem. A busca por inovações pedagógicas norteia o trabalho dos professores e gestores diante da necessidade da busca de melhorias constantes na educação e tais inovações devem refletir diretamente no processo didático pedagógico da Instituição.
As diretrizes pedagógicas adotadas conduzem à flexibilização dos componentes curriculares. Os projetos pedagógicos dos cursos contemplam as inovações que possibilitam essa flexibilidade.
O regime seriado semestral misto, adotado pela Faculdade ATAME, permite a oferta, em cada semestre letivo, de um bloco fixo de disciplinas e outro flexível, com disciplinas ofertadas pela Faculdade para a escolha do aluno.
Os currículos dos cursos de graduação estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, fixadas pelo Ministério da Educação que permitem essa flexibilidade.
As Atividades Complementares, componente curricular obrigatório, por outro lado, são um espaço curricular propício ao desenvolvimento da interdisciplinaridade e ao atendimento das individualidades do educando.