Objetivos da Faculdade ATAME



Regimento Geral Atame ↓

Faculdade ATAME tem por objetivo, em seus cursos de ensino superior, formar cidadãos e profissionais éticos, qualificados, compromissados com o seu desenvolvimento pessoal e profissional e com o crescimento socioeconômico do Distrito Federal e Entorno. Tem, ainda, os objetivos de: 

  • capacitar profissionais em cursos e programas de graduação e pós-graduação para a realização de atividades específicas;
  • desenvolver programas de extensão; 
  • apoiar e estimular ações que visem à responsabilidade socioambiental dos cidadãos e das instituições; 
  • apoiar e estimular ações que visem à preservação e divulgação do patrimônio cultural e da produção artística; 
  • apoiar e estimular a produção intelectual e científica do corpo docente; 
  • manter intercâmbio com instituições congêneres, nacionais ou estrangeiras; 
  • oferecer serviços de qualidade, em todas as áreas em que atuar; 
  • desenvolver uma formação que promova a responsabilidade social e ambiental, bem como o respeito à diversidade étnica e racial, favorecendo assim as relações humanas dentro e fora da instituição. 
  • capacitar profissionais em cursos e programas de graduação e pós-graduação para a realização de atividades específicas;
  • desenvolver programas de extensão; 
  • apoiar e estimular ações que visem à responsabilidade socioambiental dos cidadãos e das instituições; 
  • apoiar e estimular ações que visem à preservação e divulgação do patrimônio cultural e da produção artística; 
  • apoiar e estimular a produção intelectual e científica do corpo docente; 
  • manter intercâmbio com instituições congêneres, nacionais ou estrangeiras; 
  • oferecer serviços de qualidade, em todas as áreas em que atuar; 
  • desenvolver uma formação que promova a responsabilidade social e ambiental, bem como o respeito à diversidade étnica e racial, favorecendo assim as relações humanas dentro e fora da instituição. 
 
 Considerando sua Missão, Visão, Princípios e Valores Institucionais, a Faculdade ATAME conceberá a graduação como atividade estruturante da instituição e, principalmente, como forma de contribuir na formação de cidadãos e profissionais éticos, competentes e compromissados com o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região onde está inserido. 

 

Sendo assim, a Faculdade ATAME tem a qualidade como objetivo primordial em sua proposta para o ensino e tem por finalidade a construção de processo coletivo de articulação de ações voltadas para a formação competente do profissional que pretende formar. Neste sentido, torna-se imprescindível a interação da Faculdade com a comunidade e os segmentos organizados da sociedade civil, como expressão da qualidade social desejada para o cidadão a ser formado como profissional. 

 

Além das atividades intrínsecas ao ensino de graduação e de formação profissional, a Faculdade ATAME tem por meta a ampliar os programas de pós-graduação, de iniciação científica e de extensão que promovam desenvolvimento socioeconômico sustentável do Distrito Federal. 

 

 
 Considerando sua Missão, Visão, Princípios e Valores Institucionais, a Faculdade ATAME conceberá a graduação como atividade estruturante da instituição e, principalmente, como forma de contribuir na formação de cidadãos e profissionais éticos, competentes e compromissados com o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região onde está inserido. 

 

Sendo assim, a Faculdade ATAME tem a qualidade como objetivo primordial em sua proposta para o ensino e tem por finalidade a construção de processo coletivo de articulação de ações voltadas para a formação competente do profissional que pretende formar. Neste sentido, torna-se imprescindível a interação da Faculdade com a comunidade e os segmentos organizados da sociedade civil, como expressão da qualidade social desejada para o cidadão a ser formado como profissional. 

 

Além das atividades intrínsecas ao ensino de graduação e de formação profissional, a Faculdade ATAME tem por meta a ampliar os programas de pós-graduação, de iniciação científica e de extensão que promovam desenvolvimento socioeconômico sustentável do Distrito Federal. 

 

 
 

Assim, visando construir um processo de ensino e aprendizagem coerente com os objetivos da Faculdade, define-se que os projetos pedagógicos dos cursos: 

  • deverão assegurar a qualidade do ensino por meio de uma organização didático-pedagógica flexível e interdisciplinar, evidenciando práticas e procedimentos metodológicos inovadores; 
  • terão características inovadoras na organização curricular e nas metodologias de ensino e de aprendizagem; 
  • atenderão às diretrizes curriculares nacionais fixadas pelo MEC, especialmente quanto ao currículo, perfil de egressos e competências e habilidades a serem desenvolvidas. 

 

 

 
 

Assim, visando construir um processo de ensino e aprendizagem coerente com os objetivos da Faculdade, define-se que os projetos pedagógicos dos cursos: 

  • deverão assegurar a qualidade do ensino por meio de uma organização didático-pedagógica flexível e interdisciplinar, evidenciando práticas e procedimentos metodológicos inovadores; 
  • terão características inovadoras na organização curricular e nas metodologias de ensino e de aprendizagem; 
  • atenderão às diretrizes curriculares nacionais fixadas pelo MEC, especialmente quanto ao currículo, perfil de egressos e competências e habilidades a serem desenvolvidas. 

 

 

Além disso, os princípios metodológicos, delineados nas diretrizes pedagógicas, estão consignados no projeto pedagógico do curso. E os processos acadêmicos deverão ser eficazes garantidos pela disponibilidade de recursos adequados. 

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS 

 

As diretrizes pedagógicas da Faculdade ATAME são: 

 → metodologias de ensino criativas e inovadoras que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na formação integral do educando e na sua formação para o trabalho, nas diversas carreiras de nível superior; 

planos de ensino que propiciem a integração simultânea, entre teoria e prática, privilegiando a iniciação científica e as ações comunitárias; 

avaliação formativa e continuada da aprendizagem minimizando as avaliações quantitativas centradas meramente na acumulação de informações de cunho teórico-doutrinário; 

o educando como centro do processo pedagógico, mediante a assistência e atendimento em todos os momentos de sua vida acadêmica, ao lado da oferta de ensino de qualidade; 

sistema organizacional que respeite as individualidades e harmonize a convivência acadêmica, em todos os níveis e categorias; 

integração do educando à comunidade social, por meio de programas e ações de iniciação científica e extensão, em parceria com organizações, empresas e instituições governamentais ou particulares que atuem no Distrito Federal e Entorno;

convênios interinstitucionais para viabilizar a troca de experiências e de informações entre a ganizações brasileiras e estrangeiras.comunidade acadêmica da Faculdade ATAME, a comunidade local e regional e organizações brasileiras e estrangeiras.

práticas docentes que desenvolvam toda a potencialidade de seus alunos, tornando-os criativos, competentes para resolver problemas e capazes de se ajustar facilmente às novas situações.

ações articuladas da Faculdade que busquem ampliar as perspectivas sociais do discente, promovendo seu desenvolvimento moral e cultural e seu senso de responsabilidade e compromisso com a sociedade.

participação dos alunos na avaliação dos trabalhos realizados, na discussão do currículo, visando o seu envolvimento no processo de aprendizagem de forma a ser significativo para ele.

Além disso, os princípios metodológicos, delineados nas diretrizes pedagógicas, estão consignados no projeto pedagógico do curso. E os processos acadêmicos deverão ser eficazes garantidos pela disponibilidade de recursos adequados. 

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS 

 

As diretrizes pedagógicas da Faculdade ATAME são: 

  • metodologias de ensino criativas e inovadoras que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na formação integral do educando e na sua formação para o trabalho, nas diversas carreiras de nível superior; 
  • planos de ensino que propiciem a integração simultânea, entre teoria e prática, privilegiando a iniciação científica e as ações comunitárias; 
 
  • avaliação formativa e continuada da aprendizagem minimizando as avaliações quantitativas centradas meramente na acumulação de informações de cunho teórico-doutrinário; 
  • o educando como centro do processo pedagógico, mediante a assistência e atendimento em todos os momentos de sua vida acadêmica, ao lado da oferta de ensino de qualidade; 
  • sistema organizacional que respeite as individualidades e harmonize a convivência acadêmica, em todos os níveis e categorias; 
  • integração do educando à comunidade social, por meio de programas e ações de iniciação científica e extensão, em parceria com organizações, empresas e instituições governamentais ou particulares que atuem no Distrito Federal e Entorno; 
  • convênios interinstitucionais para viabilizar a troca de experiências e de informações entre a comunidade acadêmica da Faculdade ATAME, a comunidade local e regional e  organizações brasileiras e estrangeiras. 
 
 
 
 

Como princípios pedagógicos da Faculdade ATAME as atividades de ensino, pesquisa e extensão devem priorizar: 

  • práticas docentes que desenvolvam toda a potencialidade de seus alunos, tornando-os criativos, competentes para resolver problemas e capazes de se ajustar facilmente às novas situações. 
  • ações articuladas da Faculdade que busquem ampliar as perspectivas sociais do discente, promovendo seu desenvolvimento moral e cultural e seu senso de responsabilidade e compromisso com a sociedade. 
  • participação dos alunos na avaliação dos trabalhos realizados, na discussão do currículo, visando o seu envolvimento no processo de aprendizagem de forma a ser significativo para ele. 

 

 

Como princípios pedagógicos da Faculdade ATAME as atividades de ensino, pesquisa e extensão devem priorizar:

  • práticas docentes que desenvolvam toda a potencialidade de seus alunos, tornando-os criativos, competentes para resolver problemas e capazes de se ajustar facilmente às novas situações. 
  • ações articuladas da Faculdade que busquem ampliar as perspectivas sociais do discente, promovendo seu desenvolvimento moral e cultural e seu senso de responsabilidade e compromisso com a sociedade. 
  • participação dos alunos na avaliação dos trabalhos realizados, na discussão do currículo, visando o seu envolvimento no processo de aprendizagem de forma a ser significativo para ele. 
 
 

 

 

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS 

 

As inovações pedagógicas e a priorização de metodologias ativas de ensino aprendizagem integram os princípios norteadores da ação educativa da Faculdade ATAME. 

 

Os cursos da Faculdade ATAME são desenvolvidos buscando uma reflexão constante sobre as inovações pedagógicas capazes de aprimorar o processo ensino e aprendizagem. A busca por inovações pedagógicas norteia o trabalho dos professores e gestores diante da necessidade da busca de melhorias constantes na educação e tais inovações devem refletir diretamente no processo didático pedagógico da Instituição. 

 

As diretrizes pedagógicas adotadas conduzem à flexibilização dos componentes curriculares. Os projetos pedagógicos dos cursos contemplam as inovações que possibilitam essa flexibilidade. 

 

O regime seriado semestral misto, adotado pela Faculdade ATAME, permite a oferta, em cada semestre letivo, de um bloco fixo de disciplinas e outro flexível, com disciplinas ofertadas pela Faculdade para a escolha do aluno. 

 

Os currículos dos cursos de graduação estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, fixadas pelo Ministério da Educação que permitem essa flexibilidade. 

 

As Atividades Complementares, componente curricular obrigatório, por outro lado, são um espaço curricular propício ao desenvolvimento da interdisciplinaridade e ao atendimento das individualidades do educando.